top of page
Buscar
  • Foto do escritorHEKO

Tipos de Sangue: quais são e porque é importante conhecê-los?

Você sabia que o sangue é um tecido vivo? Ele circula pelo corpo, levando oxigênio e os nutrientes para todas as células e retira o que não se faz mais necessário. Ele é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas.


Embora tendo essa composição “relativamente” simples, o sangue possui características próprias que os diferenciam, são os chamados “grupos sanguíneos” ou “tipos sanguíneos”.


Essas características permitem distinguir a compatibilidade existente entre eles. Isso é importante? Sim, é muito importante, pois é a identificação do tipo sanguíneo que viabiliza, por exemplo, a realização de transfusões de sangue.


Observe o quadro abaixo, ele apresenta quatro tipos sanguíneos:


Você deve ter observado a divisão em 4 grupos: A, B, O e AB. Ao lado de cada uma das letras que compõem os grupos, aparecem os sinais de (+) que significa positivo e (–) que significa negativo. Trata-se do chamado Fator Rh.

O que é Fator Rh?

O Rh – fator Rhesus, é uma proteína presente nos glóbulos vermelhos da maioria das pessoas. Isso significa que essa maioria possui o Rh+.

As pessoas que não possuem essa proteína nos glóbulos vermelhos, pertencem ao grupo do RH-.


A exata identificação do tipo sanguíneo, juntamente com o Rh, é necessária para evitar problemas de rejeição quando a pessoa precisar de algum tipo de intervenção médica, como uma cirurgia ou uma transfusão de sangue.


Uma pessoa cujo fator RH for negativo, não importando o grupo sanguíneo a que pertença, só poderá receber sangue ou seus derivados de um doador cujo fator RH for negativo, caso contrário, seu organismo desenvolverá a formação de anticorpos, chamados Anti-RH.


Se essa pessoa receber uma transfusão cujo doador for RH+, os anticorpos desenvolvidos pelo organismo, atacarão as hemácias causando o rompimento das mesmas, podendo levar a óbito.


Fonte:

125 visualizações0 comentário

Коментарі


bottom of page